Operação fiscaliza lojas de conveniência para verificar bebidas importadas em Poços de Caldas
10/10/2025
(Foto: Reprodução) Comércios fiscalizados por suspeita de venda irregular de bebidas importadas em Poços
A Receita Federal em parceria com a Polícia Militar, o Procon e a Vigilância Sanitária, fiscalizou 10 estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas em Poços de Caldas (MG), na noite de quinta-feira (9) com objeto de verificar a importação regular das bebidas.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Em dois estabelecimentos, foram apreendidas nove garrafas de bebida destilada, sem comprovação de origem, com rótulos irregulares e possivelmente importadas de forma ilegal, o que configura crime de descaminho.
LEIA MAIS:
Polícia apreende mais de 100 garrafas de bebidas falsificadas em supermercado de Bom Jesus da Penha
Veja o que é #FAKE sobre bebidas contaminadas com metanol
Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol de MG é registrado em Poços de Caldas
PF faz fiscalização em empresa de bebidas em Poços de Caldas
O Procon emitiu um auto de infração e nove termos de visita contendo recomendações. Nos estabelecimentos onde houve apreensão, será lavrado auto de infração pela Receita Federal e a representação fiscal para fins penais será encaminhada ao Ministério Público Federal.
A ação teve o objetivo verificar a regularidade do funcionamento de lojas de conveniência, bem como a origem e a procedência das bebidas e produtos comercializados, especialmente bebidas alcoólicas e cigarros.
Fiscalização em Poços de Caldas avalia bebidas importadas em lojas de conveniência
Receita Federal/Divulgação
Investigações realizadas pela Receita Federal, em parceria com a Polícia Militar, indicam que estes estabelecimentos comercializam bebidas importadas de forma irregular.
As mercadorias podem conter substâncias nocivas à saúde, já que não passam pela fiscalização sanitária e análise de qualidade exigidos pelos órgãos de controle.
De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, quarta-feira (8), o país soma 259 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas: 24 casos foram confirmados, há 235 investigações em andamento e 145 ocorrências foram descartadas.
Os casos confirmados estão distribuídos por três estados: São Paulo (20), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).
O que acontece no corpo nas primeiras 12, 24 e 48 horas após beber metanol
Além do prejuízo à saúde, há também prejuízo aos cofres públicos devido à sonegação de impostos, e outros crimes relacionados como lavagem de dinheiro e corrupção. Representantes da Associação Brasileira de Bebidas acompanharam a fiscalização com o intuito de verificar se houve falsificação das bebidas.
A PM apreendeu uma porção de substância esverdeada análoga à maconha e de uma motocicleta em situação irregular.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas