Audiência pública discute o fim das charretes para turistas em Poços de Caldas nesta quarta-feira
13/08/2025
(Foto: Reprodução) Câmara de Poços de Caldas realiza mais uma audiência pública sobre fim das charretes
A Câmara Municipal de Poços de Caldas (MG) realizou na quarta-feira (13) uma audiência pública para a discutir o fim da utilização de charretes.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O debate abriu espaço para qualquer cidadão se manifestar sobre o assunto. As charretes em Poços de Caldas têm uma longa história ligada ao turismo da cidade e, inicialmente, eram o principal meio de transporte para visitar os pontos turísticos.
O fim da utilização das charretes puxadas por animais é solicitada há anos pelos defensores da causa animal e já teve vários desdobramentos, chegando à suspensão temporária do serviço.
LEIA MAIS: Entenda vai e vem da permissão para o serviço de charretes de turismo em Poços de Caldas
ONG faz campanha nacional para colocar fim em charretes de tração animal em Poços de Caldas, MG
Reprodução/EPTV
Em junho, a discussão foi retomada após a prefeitura enviar à Câmara um projeto de lei que propõe o fim da circulação de charretes com tração animal.
Essa é a segunda vez em um ano que a prefeitura tenta aprovar uma lei para acabar com as charretes. Na nova proposta, diferentemente da anterior, o Executivo prevê o pagamento de uma indenização de pouco mais de R$ 15.180,00 para cada charretista. Os vereadores, no entanto, já apresentaram cinco emendas e duas subemendas ao projeto. Uma das mudanças propõe dobrar o valor do auxílio para R$ 30 mil.
Ainda de acordo com a proposta da prefeitura, as charretes seriam substituídas por carruagens elétricas, que passariam a operar como meio de transporte turístico, mediante concessão pública.
Prefeitura de Poços de Caldas envia projeto para acabar com as charretes na cidade
Prefeitura de Poços de Caldas/Divulgação
Audiência termina sem consenso
Em nota divulgada à imprensa na quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Poços de Caldas informou que durante a audiência, em determinado momento do encontro, houve uma discussão entre os grupos presentes.
Segundo a câmara, o vereador proponente, que presidiu o debate, solicitou ao público que respeitasse as posições contrárias e favoráveis ao tema, inclusive durante a fala dos inscritos e componentes da Mesa, de forma a garantir um ambiente de diálogo democrático. Como isso não aconteceu, a audiência foi encerrada, nos termos do Regimento Interno da Casa.
O PL n. 18/2025, que autoriza o Poder Executivo Municipal a outorgar a concessão do serviço especial de transporte de Turismo e extingue os serviços de charretes de aluguel, de autoria do Prefeito Municipal, continua em tramitação nas Comissões Permanentes da Câmara de Poços. Com a realização da audiência, há um prazo de dez dias para apresentação de emendas à proposição.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas